JEFERSON BETTI


Mesmo desaconselhado por quem está numa posição intelectual certamente superior à minha, ouso colocar publicamente minha visão de algo que poderá ser considerado uma afronta ao que acreditam os grandes mestres..Ou como uma antítese à crença de que a dialética, em hipótese alguma, seria inexorável. Fico na esperança de que surja um bom debate e que eu encontre argumentos suficientemente fortes para rever minha posição perante uma resposta convincente do Governo Mineiro relacionada ao caso de minha demissão sumaria pelos ex-diretores Penitenciários do Presidio de Poços de Caldas, indiciados pela Policia Civil ( Samoel e Rodrigo ). Pois mais do que o cargo, o que espero é que o Sistema Político Mineiro e Penitenciário não seja corrompido por falhas de desvios de conduta.

Se todo fato na natureza ou na história da humanidade, de uma forma geral, funciona dentro do sistema de causa e efeito, não havendo efeito sem causa, podemos, por exemplo, buscar a causa da corrupção que impera em nosso país.

Em princípio, cada pessoa tem um determinado nível de consciência da realidade, de si mesma e dos outros, bem como dos princípios estabelecidos como norma de uma boa conduta. Até as religiões ensinam (na teoria, claro!) que (não) devemos fazer aos outros o que (não) queremos que nos seja feito.
Assim, cada um de nós atua ou se omite, diante dos fatos, em função de necessidades e interesses, dentro de um determinado estágio intelectual, moral, ético ou deontológico. E espiritual, para quem for de espiritual.
Cada um contribui, desde que o ser humano existe, para um resultado final no grupo, tribo ou sociedade em geral, e, mais posteriormente também, em função de sua condição econômica, considerando- se que "o dinheiro compra tudo". Ou quase tudo! Ou seja, é evidente que a influência política e econômica de um abastado DIRETOR PENITENCIARIO geralmente será maior que a de um AGENTE PENITENCIARIO CONTRATADO. Numa democracia de verdade, ambos seriam iguais perante à lei.

Após décadas ou séculos de comportamento onde se predomina uma determinada tendência, isto se incorpora à cultura, magnetizando grande parte dos indivíduos (na realidade, coletivíduos) , acrescentando uma nova força externa que influenciará ou determinará suas Decisões, Ações e Omissões.
É evidente que a capacidade de organização, tanto dos poderosos, quanto daqueles que são por eles explorados, irá determinar para que lado a balança da História irá pesar, nesta luta de classes.Para esta dominação, os mais abastados utilizam-se do Estado privatizado (que finge ser uma república), do mercado (que finge ser livre), da mídia (que finge ser pública, ética e com qualidade) e da religião (que finge amar ao próximo), todos por eles controlados.
Assim, o resultado histórico será fruto da interação dialética destes fatores mais relevantes e de inúmeros outros, quando analisados em maior profundidade.
Isto considerando- se que tudo que ocorre como fruto da relação de causa e efeito, da interação entre um número indeterminado de forças, em todos os níveis de complexidade, da natureza sub-atômica, atômica, bruta, animal, humana até a natureza cósmica. Tudo é inexoravelmente regido pelo encontro de teses e antíteses (materiais, conceituais, bélicas, econômicas, religiosas, etc.), produzindo uma síntese momentânea, a qual será modificada da mesma forma em um processo contínuo.

Assim, insisto que a causa primeira da corrupção que assola nosso país, é o caráter e a cultura de nosso povo, já que é dele que surgem nossos políticos e empresários. Ele e somente ele pode se indignar com esta pandemia e pressionar seus (mais do que nunca) legítimos representantes, pressionando-os para que se adaptem a um padrão de honestidade mais elevado que o atual. Antes, contudo, porém, para que isto aconteça, cada um de nós deverá praticá-lo, também, em nosso dia-a-dia! A indignação dos pequenos corruptos nossos de cada dia contra os grandes, dificilmente irá provocar uma reação organizada e capaz de modificar nossa cultura macunaímica, mazomba, regida pela "Lei de Gerson", (a Lei de Gérson é uma "lei" não-escrita na qual a pessoa que "gosta de levar vantagem em tudo" segue, no sentido negativo de se aproveitar de todas as situações em benefício próprio, sem se importar com questões éticas ou morais). pelo jeitinho brasileiro, pela malandragem, etc., por uma simples contradição entre a crítica e a prática.

Seguramente, como nos alerta Ivaldo Gomes, quanto melhor a qualidade da educação que um povo recebe, menor será seu desvio ético. Mas o limite para tudo isto está no fato de que, tanto o sistema de ensino, quanto o de comunicação, estão nas mãos do Estado e este, nas dos grandes capitalistas e financiadores de campanhas políticas. Sobra, então, a já bastante conhecida e cada vez mais esquecida "educação de berço"! Coisa totalmente fora de moda para muitos...

Alguns defendem leis mais duras e até a pena de morte para os corruptos, as quais somente podem ser feitas por quem elas deveriam punir.

Por falta de profundidade intelectual, poucos conseguem perceber que, por detrás de um político corrupto, sempre está um corruptor, geralmente um grande empresário, banqueiro, comerciante, latifundiário, etc. Mais exatamente, os verdadeiros donos do poder. Estes, mais que seus páus-mandados, estão absolutamente imunes a qualquer punição. E, não é difícil perceber que a impunidade é a mãe de criminalidade. Assim, no Brasil, o crime compensa! E muito... Afinal, as próprias vítimas da corrupção votam em seus algozes, pagam a conta da bandalheira e quase nada fazem a respeito, tornando-se cúmplices, por omissão.

Em síntese, somente pessoas melhores, produzem países melhores e governantes melhores. Pessoas piores apenas irão pagar a conta do estrago e chorar sobre o leite derramado. Ou seja, cada povo tem a corrupção que merece! Dialeticamente. ..

(*) Eu Jefferson Betti, um SUBVERSIVO, indivíduo perigoso do ponto de vista dos Corruptos e de qualquer um que esteja satisfeito com o atual Sistema Político, Econômico e Social.

A PROPÓSITO

 

Meu Deus,

Te agradeço por me dar força e convicção para completar a tarefa que me foi incumbida.

Obrigado por me guiar sem exitar através de muitos obstáculos em meu caminho e por me manter determinado quando o mundo parecia perdido.

Agradeço sua proteção e seus sinais ao longo do caminho.

Obrigado pelo bem que eu possa ter feito e perdão pelo algum mau

"Bendito seja o Senhor, a minha rocha, que treina as minhas mãos para a guerra e os meus dedos para a batalha" Salmo 144