quarta-feira, 27 de julho de 2011

BRASIL COLONIZADO novamente...


PERGUNTA:

Se o Brasil fosse colonizado pelos ingleses e não (explorado)pelos portugueses, você acredita que viveríamos num outro país? Por que?

MINHA RESPOSTA:

Eu não gosto muito de afirmar isso, mas possivelmente sim.

500 anos atrás os ingleses eram o quê os americanos são hoje: um império rumo a conquista do mundo. Os portugueses, apesar de terem seus barcos - o que era uma coisa inovadora para a época - não tinham, pelo jeito, uma pegada muito comprometida.

Portugal é um país lento, as pessoas são depressivas, ninguém manda embora ninguém, os negócios são estatais, o atendimento e serviços ao cliente são uma tristeza.

Os portugueses que estão lendo o que eu estou escrevendo aqui sabem que estou falando a verdade.

Existe uma discussão nesse momento na Linkedin em um grupo de profissionais portugueses sobre trabalhar ou não em Portugal. A discussão tem mais de 500 comentários de portugueses de Portugal. 90% diz que o melhor que eles tem a fazer é trabalhar FORA de Portugal. Muitos dizem que estão na Inglaterra e não voltam nunca mais.

Se os caras são assim HOJE, imagina 500 anos atrás.

Os ingleses invadiram os EUA, entretanto, não sei se dá para dizer que os EUA são fruto dos ingleses. Os EUA são resultado do trabalho dos próprios americanos que fundaram o país, que tiveram influência inglesa, européia e tantas outras.

Os EUA tiveram a "sorte" de ter uma série de líderes REALMENTE QUEBRA TUDO. Benjamim Franklin e os outros fundadores dos EUA eram dúca. Vai ler a história dos caras. Eles eram empreendedores, inventores, filósofos, escritores etc.

Enquanto nos EUA já rolava o empreendedorismo, aqui nós não tínhamos que lutar por nada. O trabalho por aqui até praticamente o início do século 20 era escravo ou estatal. Qualquer empresário era visto como um bicho de outro mundo, e algo da pior espécie.

É por isso que ainda hoje você vê o povão brasileiro falando mal dos empresários. Faz apenas 100 anos que existe empreendedorismo por aqui.

E pior, os portugueses demoraram muito para cair fora. D.Pedro II foi o cara que mais reinou nesse país, foram mais de 40 anos. E o melhor que ele fez durante todo o tempo que ficou no comando foi ter tirado umas férias para que a princesa Isabel pudesse abolir os escravos.

Se dependesse dele os negros seriam escravos por um bom tempo.

Agora, nada disso pode ser desculpas para o que você é. Tá certo que o DNA fala muito, e tem grande influência, mas, se você, eu e mais alguns, mandarmos nossos filhos para fora, para conhecerem o mundo, a tendência é termos um povo com uma pegada mais comprometida com o futuro de tudo e todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu Deus,

Te agradeço por me dar força e convicção para completar a tarefa que me foi incumbida.

Obrigado por me guiar sem exitar através de muitos obstáculos em meu caminho e por me manter determinado quando o mundo parecia perdido.

Agradeço sua proteção e seus sinais ao longo do caminho.

Obrigado pelo bem que eu possa ter feito e perdão pelo algum mau

"Bendito seja o Senhor, a minha rocha, que treina as minhas mãos para a guerra e os meus dedos para a batalha" Salmo 144