sexta-feira, 11 de março de 2011

FALSA VERDADE DO CARNAVAL



Semana passada, foi a semana de fogo, e eu não via a hora de chegar semana de cinzas.
Não que eu seja inimigo do Carnaval, até já brinquei um pouco de carnaval, mas na verdade nunca gostei mesmo de perder meu tempo com coisas fúteis.
Para alguns ela é ingrata e chega de pressa de mais, (eu acho que ela tava demorando muito, mas antes tarde do que nunca), finalmente é semana de cinzas.

E agora sim, Três meses depois do reveillon o ANO de fato vai começar.

Agora que as fantasias se rasgaram, os trios e batucadas se calaram, agora que as maquiagens se manchou e as mascaras caíram, e a folia acabou, agora que o carnaval já passou, é hora de viver a vida real.
O Pais das maravilhas só existe mesmo no mundo da Literatura.Agora sim é hora de encarar o novo e risório salário mínimo, é hora de acompanhar no supremo a validade da lei da ficha limpa e o Fim das Punições Vitalícias para os ex-governadores, é hora de cobrar da justiça punição para os envolvidos no escândalo do Mensalão  (você se lembra disso?).
Agora que acabou o carnaval é hora de exigir do Congresso a votação da tão adiada Reforma Política, é hora de estimular a economia, diminuir as Diferenças Sociais, Combater o Crime, as Impunidades, os Desmandos, os Privilégios, a Miséria Física e Moral do nosso Pais, e olha que não é a mulher maravilha ou o Super-man que vai fazer tudo isso não.
Agora que o carnaval terminou que tal tentar-mos fazer do Brasil o pais da verdadeira alegria.
Alegria que não dura apenas 5 dias, mas que perdure o ano inteiro.
Que possa alcançar a todos os Brasileiros indistintamente, pois dependendo do nosso GRAU de comprometimento ou omissão o futuro do nosso Pais poderá ser de Riso ou de lamento. Se cada Brasileiro tiver o dever e responsabilidade de zelar por essa nação, quem sabe o ano que vem a gente tenha motivo de fato para se comemorar o carnaval.    

Mas enquanto isso vou falar com conhecimento de causa e revelar algumas verdades encontradas por de trás da fantasia do carnaval.

1º - Falsa verdade.
O Carnaval é uma Festa Genuinamente Brasileira.!?
- Não! Não é. O Carnaval tal como o conhecemos, ele surgiu na Europa durante a Era Vitoriana, e se espalhou pelo mundo afora se adaptando a outras culturas

2º - Falsa Verdade.
O Carnaval é uma Festa Popular.!?
- Mentira. Não é mesmo. O Carnaval virou negocio e dos ricos.
Que os digam os camarotes Vip´s, as festas privadas e os abadas caríssimos, chamados passaportes da alegria.
E quem não tem dinheiro de comprar aquela roupinha ridícula colorida? Não tem direito de ser Feliz? Não tem não.!
E aqui em Minas onde se comemoram as previas na é muito diferente não.
A Maioria dos Blocos vive as custas do poder publico. E nenhuma atração sob no Trio elétrico só pra divertir o povo, só por ser carnaval. Uma festa democrática onde milhões de Reais são pagos a artistas para garantir o CIRCO  a uma população miserável onde muitos não tem se quer o pão de cada dia na mesa.
Muitas coisas hoje me revolta no carnaval, uma delas é ouvir a boa musica e ser calada a força por rits do momento como o melo da mulher maravilha, dentre outros similares.
Eu fico indignado ao ver a quantidade de ambulâncias disponibilizadas em um desfile de carnaval para atender aos bêbados de plantão e aos valentões que se metem em brigas e quebra-quebra.
Onde estão essas mesmas ambulâncias quando uma mãe precisa socorrer um filho doente? Quando um trabalhador esta enfartando? Quando um idoso precisa se locomover de uma cidade para outra para algum tipo de exame?
É uma revolta ver que os Policiais estão em peso nas festas, tudo para garantir a ordem durante o carnaval, e no dia a dia falta segurança para o cidadão exercitar o direito de ir e vir.
Mas o carnaval é uma festa maravilhosa. Dizem ate que faz girar a economia, que os pequenos comerciantes conseguem vender suas latinhas de cervejas, seus churrasquinhos, olha se esses pais de famílias dependessem do carnaval pra vender e para viver passariam o resto do ano a mingua.
Carnaval só da lucro para dono de cervejaria, para proprietário de trio elétrico e para alguns poucos artistas, no mais é só prejuízo.
Alguém já parou para calcular o quanto o Pais gasta para socorrer vitimas de acidentes  causados por foliões embreagados. Quantos milhões são pagos em indenizações por mortes ou invalides decorrentes desses acidentes?Quanto o Poder publico desembolsa com procedimentos de curetagens que muitas jovens se submetem depois de um Carnaval sem proteção que gerou uma gravidez indesejada.Isso sem falar na quantidade de DST´s que são transmitidas durante as festas onde tudo é permitido.Eu até acho que o carnaval já foi bom...mas isso foi nos tempos de outrora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu Deus,

Te agradeço por me dar força e convicção para completar a tarefa que me foi incumbida.

Obrigado por me guiar sem exitar através de muitos obstáculos em meu caminho e por me manter determinado quando o mundo parecia perdido.

Agradeço sua proteção e seus sinais ao longo do caminho.

Obrigado pelo bem que eu possa ter feito e perdão pelo algum mau

"Bendito seja o Senhor, a minha rocha, que treina as minhas mãos para a guerra e os meus dedos para a batalha" Salmo 144