quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O Crime Compensa o Criminoso.....


Não seria coerente uma pessoa que não sentiu a perda de um filho, irmão ou parente, por conta da criminalidade, desejasse que um bandido fosse apedrejado ou morto mesmo que o “ter vontade” não signifique fazer a mesma barbaridade, pois estaria fadado a se igualar ao criminoso.  O sentimento, então, de quem não está envolvido diretamente com o caso, mas que critica o bandido, está ligado diretamente na justiça social, principalmente se a vítima paga com sua própria vida os ditos direitos humanos do bandido em detrimento do seus direitos de sobreviver, de ter sua integridade emocional e física. 
As pessoas procuram Direitos Humanos dos bandidos, tentam preservá-los mas não pensam que estes mesmos bandidos não tem dó do seu refém. Cadê o Direito Humano de vida da pessoa assassinada? Anualmente, por exemplo, milhares de mulheres morrem porque são ameaçadas pelos seus ex cônjuge. As mesmas denunciam a órgãos competentes, mas infelizmente não são amparadas pela lei e quando são as leis não têm o rigor de garantir a integridade e até mesmo a sobrevivência de um ser humano. 
Vimos um caso desses outro dia na TV. Uma cabeleleira fez várias denuncias sobre o ex marido a polícia porém nem a Lei Maria da Penha a amparou porque a mulher foi morta por nove tiros, mesmo havendo ordem judicial impedido o dito cujo de se aproximar  de Maria Islaine. Se a mesma tivesse a oportunidade de morar fora, ter uma nova identidade e recomeçar estaria viva. 
 Por conta destes direitos a sociedade vive aprisionada por grades, pessoas preocupadas em sair à noite por conta do alto índice de criminalidade, do crime organizado, das chacinas, do tiroteio, dos traficantes na cadeia comandando crime do lado de fora. E nós pagando tudo. O Ministério Público fica cego, surdo e mudo diante de uma policia despreparada (muitos estão sendo executados). Enquanto isso criminosos são bonificado, seja com concessão seja com a promoção da liberdade na Suíça, com casa, alimentação que não se sabe de onde vem a grana para pagar tudo isso. A certeza é que o caixa brasileiro diminui para financiar criminosos.

PARA REFLETIR

Após ver o grande debate sobre os direitos dos bandidos, lembrei-me da carta de uma mãe para outra mãe, após uma delas assistir a outra na televisão, reclamando os direitos de seu filho. Desde então, a tal carta circula pela internet sem que ao menos saibamos exatamente quem é sua autora. Verdade ou não é bom pensar como uma mãe vítima da criminalidade se sente ao ver um detento alcançado certos direitos enquanto, ela foi castrada, impedida de ver seu filho viver, constituir uma família , trabalhar  e morrer de morte “morrida” e não pelo assassinato. Segue a carta abaixo:

Carta de uma Mãe para Outra Mãe
Hoje vi seu enérgico protesto diante das câmeras de televisão contra a transferência do seu filho, menor infrator, das dependências da FEBEM  em São Paulo para outra dependência da FEBEM no interior do Estado.
Vi você se queixando da distância que agora a separa do seu filho, das dificuldades e das despesas que passou a ter para visitá-lo, bem como de outros inconvenientes decorrentes daquela transferência.
Vi também toda a cobertura que a mídia deu para o fato, assim como vi que não só você, mas igualmente outras mães na mesma situação, contam com o apoio de comissões, pastorais, órgãos e entidades de defesa de direitos humanos.
Eu também sou mãe e, assim, bem posso compreender o seu protesto. Quero com ele fazer coro. Enorme é a distância que me separa do meu filho. Trabalhando e ganhando pouco, idênticas são as dificuldades e as despesas que tenho para visitá-lo.  Com muito sacrifício, só
posso fazê-lo aos domingos porque labuto, inclusive aos sábados, para auxiliar no sustento e educação do resto da família.
Felizmente conto com o meu inseparável companheiro, que desempenha, para mim, importante papel de amigo e conselheiro espiritual. Se você ainda não sabe, sou a mãe daquele jovem que o seu filho matou estupidamente num assalto a uma videolocadora, onde ele, meu filho, trabalhava durante o dia para pagar os estudos à noite.
No próximo domingo, quando você estiver se abraçando, beijando e fazendo carícias no seu filho, eu estarei visitando o meu e depositando flores  no seu humilde túmulo, num cemitério da periferia de São Paulo…
Ah! Ia me esquecendo: e também ganhando pouco e sustentando a casa, pode ficar tranqüila viu? Que eu estarei pagando de novo, o colchão que seu querido filho queimou lá na última rebelião da FEBEM, tá? Direitos humanos são para os humanos de Direito!!!

OBSERVAÇÃO.....

Não existe aqui uma apologia ao não direito do criminoso mas uma crítica até onde vai o direito de um bandido, assassino em detrimento do direito da vítima. Não se pensa em execução do detendo mas que se crie meios de não premiar esses miliantes de modo que os mesmos não respeitem a Lei e novamente soltos cometam os mesmos crimes.  Se não há declínio na criminalidade e a sociedade entra em choque por crimes hediondos ou seja cada vez mais violentos , é porque o sistema judiciário está errado, não está funcionando. Gente… estamos tratando de vidas que se vão diariamente e a falta de penalidades ao criminoso. Parece que a vida humana é tão descartável que nos parece normal ter notícias que uma pessoa morreu, virou apenas estatística.


A PROPÓSITO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu Deus,

Te agradeço por me dar força e convicção para completar a tarefa que me foi incumbida.

Obrigado por me guiar sem exitar através de muitos obstáculos em meu caminho e por me manter determinado quando o mundo parecia perdido.

Agradeço sua proteção e seus sinais ao longo do caminho.

Obrigado pelo bem que eu possa ter feito e perdão pelo algum mau

"Bendito seja o Senhor, a minha rocha, que treina as minhas mãos para a guerra e os meus dedos para a batalha" Salmo 144