domingo, 9 de janeiro de 2011

Dois Pesos e Duas Medidas

As concessões de indultos que visam garantir direitos aos assassínios, aos bandidos têm feito a história da criminalidade. Em agosto de 2009 uma médica, paulistana, que residia em Salvador / Bahia, foi passear em um grande shopping, da cidade, para comprar com sua filha, de apenas um ano de idade, o presente dos dias dos pais.   Na saída desse shopping, foi rendida e seqüestrada por um estuprador, bonificado pelo indulto, que não hesitou em repetir o crime que lhe colocou atrás das grades mas também matar a médica. A filha da pediatra foi abandonada no carro, em via de grande circulação, seja de veículos leves como também de cargas pesadas, que passam ao longo da rodovia BR-324. 
Os privilégios que criminosos têm não se comparam com a realidade social do país. Especula-se que um preso custe 1.500,00 reais por mês, ao Estado, enquanto a Bolsa família está longe de alcançar um salário mínimo. Ainda existe o benefício financeiro as suas famílias, enquanto o bandido está preso, o Auxílio Reclusão  para cada filho do detento é de  798,30 reais por mês, uma vez que este preso está impedido de trabalhar. É claro que podemos pensar que familiares e filhos não têm culpa do erro do criminoso mas, chega ser absurda a quantia estabelecida para os mesmos. São milhares de pessoas, sem antecedentes criminais, que recebem mensalmente um salário mínimo honestamente., o que nos faz acreditar que o crime compensa. 
Então questiono, será mesmo que o ciclo de criminalidade reduz ou o criminoso, ao sair da cadeia, continuará a cometer crimes porque ao perder o benefício vai ter que ralar para sustentar a família? E se esse bandido for político será que o benefício é maior? E a família da vítima recebe alguma remuneração porque seu familiar está morto ou adquiriu alguma deficiência que o impede de trabalhar? 
É verdade que o sistema carcerário é precário, mas, porque não melhorar a infra-estrutura dos presídios e reformular o sistema carcerário? Dar dinheiro, levá-lo para outro país, é algum tipo de educação que diminui a criminalidade?  É preciso repensar no nosso código penal, até porque quando soltos os meliantes voltam a reincidir no crime ou até mesmo cometer outros piores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu Deus,

Te agradeço por me dar força e convicção para completar a tarefa que me foi incumbida.

Obrigado por me guiar sem exitar através de muitos obstáculos em meu caminho e por me manter determinado quando o mundo parecia perdido.

Agradeço sua proteção e seus sinais ao longo do caminho.

Obrigado pelo bem que eu possa ter feito e perdão pelo algum mau

"Bendito seja o Senhor, a minha rocha, que treina as minhas mãos para a guerra e os meus dedos para a batalha" Salmo 144