domingo, 26 de fevereiro de 2012

Meditação Melhora A Qualidade de Vida Física e Mental

FT0
Conhecimento milenar
A meditação – uma prática milenar, essencial nas tradições orientais – se tornou popular em todos os países do Ocidente, conforme a sociedade moderna busca encontrar formas de combater o estresse e melhorar a sua qualidade de vida. Recentemente, uma nova pesquisa científica sugere que a meditação pode trazer inúmeros benefícios para nossa saúde e desempenho, incluindo a função imunológica melhorada, a redução da pressão sanguínea e função cognitiva mais apurada. O novo estudo, junto com muitos outros, tenta descobrir de onde vêm os benefícios da prática. O objetivo da pesquisa é desvendar a complexidade conceitual e mecanicista da consciência na meditação.
Os 4 componentes
O estado de consciência da meditação, tem, segundo os pesquisadores, quatro componentes chave que podem ser responsáveis por seus efeitos:
1.    Regulamentação da atenção (Água)
2.    Consciência corporal (Terra)
3.    Regulação emocional (Ar)
4.    Senso próprio (Fogo)
Juntos, esses componentes nos ajudam a lidar com os efeitos do estresse. Eles estão intimamente ligados. Ou seja, uma melhoria na regulação de atenção, por exemplo, pode melhorar a nossa consciência de nosso estado fisiológico. Uma consciência corporal, por sua vez, nos ajuda a reconhecer as emoções que estamos experimentando. Compreender as relações entre esses componentes e os mecanismos cerebrais subjacentes a eles permite que os médicos sugiram intervenções de meditação adequadas aos seus pacientes.
Assunto sério
No entanto, a meditação não deve ser feita de qualquer jeito e não cura tudo. Para que ela seja eficaz, requer treinamento e prática. Além disso, pode ter diferentes efeitos mensuráveis sobre nossas experiências subjetivas, nosso comportamento e nossas funções cerebrais.
Os médicos esperam que mais pesquisas sobre este tema permitam que um espectro muito mais amplo de indivíduos utilize a meditação como uma ferramenta versátil para facilitar a mudança, tanto na psicoterapia quanto na vida cotidiana.
Meditar É Viver Mais E Melhor
Vamos mostrar as últimas e surpreendentes pesquisas sobre o assunto, publicadas em uma das principais revistas científicas do planeta, e ensinar uma técnica tão simples que até quem nunca meditou vai conseguir. Os números impressionam. Comparada com os efeitos produzidos apenas por medicamentos, a meditação diminuiu em 49% as mortes por câncer, em 30% as decorrentes de problemas cardiovasculares e em 23% as provocadas por doenças em geral. O estudo, publicado no conceituadíssimo periódico American Journal of Cardiology, durou nada menos do que 18 anos e foi feito com 202 homens e mulheres idosos e hipertensos que se dedicaram a essa prática sistematicamente. Duas vezes, todo dia, durante 20 minutos.
Professor Dr. Robert Schneider
O estudo se refere à meditação transcendental, uma, entre as cerca de 6 mil técnicas meditativas existentes no mundo. Não que as demais não sejam eficazes. São sim, e isso já está mais do que comprovado. “Todas causam um estado de relaxamento psicofísico”, explica o Dr. Roberto Cardoso, professor do Curso de Especialização em Medicina Comportamental da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O que diferencia a transcendental das demais é, além da simplicidade, a rapidez de seus efeitos. “Ela age de forma surpreendente desde os minutos iniciais, permitindo que o corpo descanse duas vezes mais do que durante o sono”, afirma o professor Dr. Robert Schneider, diretor do Centro de Prevenção e Medicina Natural da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, e um dos principais coordenadores da pesquisa.
A meditação transcendental não tem nada a ver com religiões e não requer rituais ou a repetição de complicadas palavras em sânscrito. Basta sentar (não precisa ser na clássica posição de lótus) e meditar, sem a necessidade de isolamento. No chão ou numa cadeira, num lugar bucólico ou numa movimentadíssima avenida, o resultado é o mesmo.
Meditar significaria, então, a cura de todos os males? Não existe técnica milagrosa. A prática regular cria condições para resolver os problemas e, assim, melhorar a saúde. Na raiz de grande parte das doenças está o estresse, que, como se sabe, dá maus frutos. “Ele aumenta o desequilíbrio de hormônios, como o cortisol, que inflama as artérias. Isso causa hipertensão e pode resultar em derrames e ataques cardíacos”, resume o Dr. Robert Schneider. A meditação transcendental, utilizada no estudo, confirmou algo que os cientistas já suspeitavam: ela contribui até para evitar o acúmulo de placas gordurosas nas artérias do coração, a temida aterosclerose.
Outros estudos comprovaram que a meditação retarda o envelhecimento, melhora a qualidade de vida de portadores de doenças graves e auxilia na redução do consumo de cigarro, álcool e outras drogas.
Passo-a-passo
Aprenda a técnica básica da meditação. Inspire e expire sempre pelo nariz
1. Com uma roupa confortável e os pés descalços, sente-se num local onde se sinta bem acomodado. Se for numa cadeira, fique na ponta para apoiar os pés no chão. Numa almofada, cruze as pernas.







2. Encaixe os quadris e mantenha a coluna ereta. Solte os ombros para não forçar a musculatura. Evite mudar de posição, mesmo que sinta dor e desconforto. Isso facilita a concentração e evita os pensamentos dispersivos.







3. Para manter a cabeça na linha da coluna, incline levemente o queixo para baixo até que ele fique paralelo ao corpo. A língua no céu da boca facilita a passagem da saliva. Mantenha os olhos semi-abertos e fixe-os num ponto para não adormecer.







4. Coloque a mão direita sobre a esquerda e una a ponta dos polegares. Repouse as mãos nesta posição em seu colo. Agora, procure esvaziar a mente, sem se concentrar em nenhum pensamento.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Os 10 Alimentos Mais Perigosos Para A Sua Saúde

Alimentos das redes fast-food  estão cada vez mais presentes na vida de todos nós. Mas é preciso saber o mal que eles fazem à saúde. Cachorro-quente, pizza e muitos outros não apenas prejudicam a estética, desenvolvendo uns quilinhos a mais, mas também trazem diversos e sérios riscos à saúde.

10º LUGAR: SORVETE

Os sorvetes apresentam altos níveis de açúcar e gordura trans, além de corantes e saborizantes artificiais, muitos dos quais contêm neurotoxinas – substâncias químicas que causam sérios danos ao cérebro e ao sistema nervoso.

9º LUGAR: SALGADINHOS DE MILHO

Desde que os alimentos transgênicos surgiram, a grande maioria do milho que ingerimos é considerada “comida Frankenstein”. Esse tipo de alimento pode causar, entre outras coisas, flutuação dos níveis de açúcar no sangue e, consequentemente, alteração de humor, ganho de peso e irritabilidade. Outro perigo é que a maior parte desses salgadinhos é frita em óleo que vira ranço e está ligado a processos inflamatórios.

8º LUGAR: PIZZA

Nem todas elas são ruins para a saúde, mas as que são vendidas congeladas apresentam alto nível de condicionadores de massa artificial e conservantes. Produzidas com farinha branca, as pizzas são absorvidas pelo organismo e transformadas em açúcar puro – o que causa o ganho de peso e o desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue.

7º LUGAR: BATATA FRITA

Apesar de saborosas, as batatas fritas contêm gordura trans e uma perigosíssima substância cancerígena, a acrilamida, que se forma quando a batata branca é aquecida em alta temperatura. Quanto à fritura, o mesmo ocorre com os salgadinhos de milho, ou seja, o óleo se torna rançoso e pode causar inflamações, além de agravar problemas cardíacos, câncer e artrite.

6º LUGAR: SALGADINHOS DE BATATA

Causam todos os danos das batatas fritas comuns e ainda não trazem benefícios nutricionais à saúde. Esses salgadinhos contam com níveis mais altos de acrilamida, substância cancerígena.

5º LUGAR: BACON

O consumo diário de carnes processadas – e isso inclui o bacon – pode elevar o risco do surgimento de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%. Outra coisa: um estudo da Universidade de Columbia descobriu que comer 14 porções de bacon por mês pode danificar a função pulmonar e aumentar o risco de doenças no órgão.

4º LUGAR: CACHORRO QUENTE

Uma pesquisa da Universidade do Havaí aponta que o consumo de cachorros-quentes e outras carnes processadas pode aumentar o risco de câncer no pâncreas em 67%. Um ingrediente encontrado, tanto no cachorro-quente quanto no bacon, é o nitrito de sódio. A substância é cancerígena e está relacionada a doenças como leucemia, em crianças, e tumores cerebrais em bebês. Outros estudos apontam que ela pode colaborar com o desenvolvimento do câncer colorretal.

3º LUGAR: DONUTS (ROSQUINHAS)

35% a 40% da composição do donuts é de gordura trans, o pior tipo de gordura que existe. Essa gordura está relacionada a doenças cardíacas, cerebrais e ao câncer. Esse doce também é cheio de açúcar, condicionadores de massa artificiais e aditivos alimentares. Cada um possui em média 300 calorias.

2º LUGAR: REFRIGERANTES

De acordo com uma pesquisa, uma lata de refrigerante contém cerca de 10 colheres de chá de açúcar, 150 calorias, de 30 a 55 mg de cafeína e está cheia de corantes artificiais e sulfitos. Bastaria isso para fazer você repensar seu consumo de refrigerantes. Além desses números, a bebida é extremamente ácida e são necessários 30 copos de água para neutralizar essa acidez que é perigosa para os rins. Nossos ossos funcionam como uma reserva de minerais, como o cálcio. Esses minerais são despejados no sangue e ajudam a neutralizar a acidez causada pela ingestão do refrigerante. Isso acaba enfraquecendo os ossos e pode ajudar no surgimento de osteoporose, obesidade, cáries e doenças cardíacas.

1º LUGAR: REFRIGERANTE “DIET”

Refrigerante “diet” é o pior alimento de todos os tempos. Isso porque a bebida possui todos os problemas dos refrigerantes normais e ainda contém aspartame, que está ligado a inúmeras doenças, como ataques de ansiedade, compulsão alimentar e por açúcar, defeitos de nascimento, cegueira, tumores cerebrais, dor torácica, depressão, tonturas, epilepsia, fadiga, dores de cabeça e enxaquecas, perda auditiva, palpitações cardíacas, hiperatividade, insônia, dor nas articulações, dificuldade de aprendizagem, TPM, cãibras musculares, problemas reprodutivos e até mesmo a morte. Os efeitos do aspartame podem ser confundidos com o Mal de Alzheimer, síndrome de fadiga crônica, epilepsia, vírus de Epstein-Barr, doença de Huntington, hipotireoidismo, doença de Lou Gehrig, síndrome de Lyme, doença de Ménière, esclerose múltipla e pós-pólio. Ninguém merece, não acha?

5 tendências tecnológicas para 2012

2012 deverá ser um ano interessante no que se refere à tecnologia digital e já mostra diversas tendências marcantes.
Veja, a seguir, cinco delas que deverão ter bastante influência em nossas vidas:

1 – Realidade aumentada
Já faz parte dos jogos, dos aplicativos de localização, dos cartões, das lojas e pode aparecer em carros e até nos óculos. A realidade aumentada, que produz uma visão virtual além do mundo real, equivale a dizer “realidade com estilo”. Ao invés de simplesmente olhar uma loja na vizinhança, você usa um aplicativo para verificar a localização e receber dados sobre ela. Este ano de 2012 vai marcar o aumento do uso da realidade aumentada móvel. Os relatórios da Visiongain (*) indicam que 25% de todos os downloads de aplicativos terão algum tipo de realidade aumentada. É claro que a maior parte dos smartphones e tablets desse ano serão 3G para 4G, com telas grandes de alta definição e não apenas uma, mas duas câmeras com multi-megapixel. Em 2013 será difícil achar uma pessoa que não tenha pelo menos tentado a realidade aumentada.
(*) A Visiongain é uma empresa britânica  de pesquisa que fornece uma análise de todo o mundo telecoms, farmacêutica, energia , metais e defesa indústrias. A empresa concentra-se em relatórios de negócios, conferências internacionais e fornece um serviço diário de notícias.Sua sede está situada em Londres.

2 – Economia do micropagamento
Não são apenas os fabricantes de aplicativos que podem ganhar dinheiro com pequenas mercadorias e atualizações. A barreira para começar seu próprio negócio já foi transposta por uma grande variedade de mercados online. O merchandising não é apenas seu – as companhias geralmente vendem suas ideias em conjunto com as mercadorias e você recebe uma pequena parte por cada venda ou quando atinge um número combinado. Sites como o RedBubble fazem tudo pelo artista, ele só precisa colocar o conteúdo. O RedBubble faz uma camiseta com sua arte, vende, distribui e ainda coleta o pagamento. Você pode estipular o preço sobre o deles. Ou seja, pode colocar o quanto quiser em cima de uma camiseta de 30 reais. Mas muitos sabem que isso diminui as vendas. Em vez disso, você coloca de 1% a 5% (ou 10% se estiver confiante), e promove seu produto pela internet. Plataformas como o YouTube e o Lulu (para livros) são outros sites que oferecem possibilidades para ganhar dinheiro, mesmo sendo pequeno.

3 – O crescimento do ultrabook
Os tablets estão dominando as conversas tecnológicas, mas isso não significa a morte do PC. Pelo contrário, ele está bem vivo, mas tentando imitar os bons aspectos dos tablets. É possível que, ultimamente, os laptops tenham se saído melhor do que os PCs, mas os tablets estão prometendo uma boa disputa. A palavra ultrabook, criada pela Intel, designa laptops finos e leves, mas, mesmo assim, poderosos. Pense no MacBook Air (foto acima) e você terá uma ideia. Eles não têm touch screens nem aplicativos e, geralmente, têm apenas uma câmera HD. Mas, diferentemente do iPad, o ultrabook oferece um teclado grande e componentes bem melhores. Ou seja, eles são criados para você fazer seu trabalho, sem ter vergonha de carregá-los por aí. Fique certo de que 2012 vai trazer uma explosão desse tipo de equipamento.



4 – Exaustão social/digital
O Facebook, com certeza, vai ultrapassar a marca de um bilhão de usuários em 2012, mas os números já diminuíram bastante nos Estados Unidos. O Twitter está crescendo (é possível que tenha perto de 450 milhões de usuários), mas é impossível saber quantos são verdadeiramente ativos. O Google+ também está crescendo, mas tem muita gente que ainda nem sabe que ele existe. De maneira geral, cada dia mais pessoas estão revendo suas existências sociais e digitais. Até mesmo a batalha contra a pirataria está apresentando algumas divisões. Não se trata de afirmar que a pirataria é algo bom, mas a ideia de aumentar a repressão oferece algum perigo. Quem cria conteúdos sabe que a revolução digital nos fez reavaliar as maneiras de criar, vender e distribuir. Não existem soluções fáceis e 2012 será um ano de introspecção. Certamente poderemos reescrever as leis de conteúdo, patentes e interações sociais.


5 – Guerra dos chips móveis
A indústria da tecnologia se prepara para uma “microguerra” violenta. A Intel, presença preponderante em qualquer sistema de CPU, ainda não possui a mesma condição no universo móvel. No entanto, essa é uma situação que a empresa pretende mudar em 2012 com o Medfield – a mudança do Atom CPU. As outras companhias, tradicionais em sistemas móveis, como a Texas Instruments, Qualcomm, Motorola, Marvell e Nvidia também pretendem mudar para uma nova plataforma ou retornar a um modelo antigo. Até a Microsoft está desenvolvendo o Windows 8 para rodar em CPUs de mão, além das máquinas tradicionais. E você? Consegue ver outras tendências tecnológicas para este ano de 2012? 

Meu Deus,

Te agradeço por me dar força e convicção para completar a tarefa que me foi incumbida.

Obrigado por me guiar sem exitar através de muitos obstáculos em meu caminho e por me manter determinado quando o mundo parecia perdido.

Agradeço sua proteção e seus sinais ao longo do caminho.

Obrigado pelo bem que eu possa ter feito e perdão pelo algum mau

"Bendito seja o Senhor, a minha rocha, que treina as minhas mãos para a guerra e os meus dedos para a batalha" Salmo 144